sábado, 18 de abril de 2009


Abstração Temperamental (segunda parte)


Já que eu não cheguei a uma conclusão imediata do que seria nada, melhor começar pelo que eu faço parte: a Vida.
Eu imaginei um diálogo bobo e terminou quando a 2ª pessoa me perguntou: o que é vida? É, eu não soube responder. Tentei. Disse que vida podia ser quando a pessoa se sentia feliz e satisfeita, mesmo não tendo tudo. Que quando não se está feliz e satisfeito é na verdade uma sobre vida. Não gostei disso, porque todos nós temos momentos e nem sempre todos esses momentos contém alegria e satisfação.
Prossegui quase toda a semana pensando na mesma questão. Ah, vida é nada mais que um ciclo. Verdade. Eu passo por ciclos o tempo todo. Alias, todo mundo passa. E isso se aplica também aos animais irracionais (eu duvido dessa nossa idéia de racionalidade total) e às plantas. Porém, isso é só parte de uma opinião ainda não formulada, porque vida é muito mais que isso.
Vida é o contrario de morte. Mas eu já vi gente praticamente morta em vida e não me parecia vida, mas ainda não era morte (eu acho).
Algo mais poético então:
É sentir sol, vento, chuva.
É olhar o céu azul, branco, cinza, roxo.
É trabalhar, se esforçar e chegar a um objetivo e ficar tremendamente feliz;
Ou não ter objetivo nenhum e chegar a algum lugar;
Ou não chegar a lugar nenhum e tanto faz.
É sentir amor, ódio, medo, tranqüilidade.
É forçar o cérebro pra pensar e seguir um bonito modelo social;
Ou não seguir modelo nenhum e pensar, ainda sim, por considerar importante.
Findado o lado poético.
E vida ainda não é só isso. Achei tudo muito incompleto e, por mais que tentasse, não consegui desenvolver muito mais que isso. Então, poderia pedir auxilio àquelas bonitas frases feitas. Mas são tão superficiais e plastificadas ou tão “´água com açúcar”... Porque a vida não é só beleza e isso sim que é bonito.
Fiz você ler ate aqui e não encontras-te aquela brilhante definição, já que haviam tantas teses. Eis aí o que eu posso dizer e é o que digo a mim mesma. Porque viver é muito mais legal que definir: Vida é o conjunto de coisas absolutamente infinitas, diversificadas e que eu simplesmente não sei definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário